Home > NOTÍCIAS > A aplicação TV será a novidade para os brasileiros no iOS 11.3

A aplicação TV será a novidade para os brasileiros no iOS 11.3

No início do mês, comentamos aqui que alguns dos códigos internos do beta do iOS 11.3 indicavam que a Apple estava traduzindo a aplicação de TV para o português. Agora, chegou a confirmação, com a aplicação própria que aparecem na versão beta do sistema.

O BlogiPhone conseguiu imagens e mais detalhes de como funcionará.

Se tiver um Apple TV de nova geração (4 ou 4K), você verá que a seção de vídeos mudará para o chamado App TV, que passa a reunir todos os diferentes serviços de streaming de vídeo disponíveis em um único lugar. A aplicação também irá substituir o app Vídeos no iPhone e no iPad.

No Brasil, por enquanto, apenas cinco serviços de streaming são compatíveis com a app TV, além da iTunes Store, que é integrada:

Confesso que eu não conhecia o MUBI, um serviço que seleciona alguns filmes de qualidade fora do circuito comercial. Para os novos inscritos, dão uma semana grátis para testar.

Infelizmente, nada de Netflix, por uma decisão da própria empresa, que não conta com o seu conteúdo fora da própria aplicação (isso em todos os países, não só no Brasil).

O que é o App TV?

A aplicação TV tem o objetivo de reunir todos os serviços de streaming de vídeo em um único lugar, para que você não tenha que estar pulando de app em app para ver seus filmes e séries favoritas. Com ele você pode alugar ou comprar filmes na iTunes Store, ver Galinha Pintadinha do PlayKids, rever o capítulo de ontem da novela da Globo ou ver outro episódio de alguma série do Prime Vídeo. Tudo conectado em uma única aplicação.

Claro que você precisa ter conta e assinatura de cada um dos serviços, no entanto, depois de ligado, você tem acesso a tudo como se fosse tudo um serviço único.

O aplicativo organiza tudo para você. Assim, você pode pesquisar vídeos por categoria (séries, filmes, infantis) e ele te mostrará todas as opções que você tem nos diferentes serviços.

Se você tem filmes comprados na iTunes Store (ou que foram baixados quando a Apple dava de graça), serão exibidos na guia Biblioteca. Eles ficam na nuvem, e somente são baixados quando você decide vê-los.

Com o novo aplicativo, o botão “Início” no controle remoto da Apple TV muda de função, recuperando a sua funcionalidade original, que é a de chamar a aplicação TV. Ao tocar nele, você não vai voltar para a tela de aplicativos, ir direto para as opções de streaming.

Para voltar ao ecrã de aplicações, basta manter pressionado o botão “Menu“. Caso não goste da mudança, você pode ir para os Ajustes da Apple TV, e mudar isso, fazendo com que o botão funcione como antes.

 

Com isso, podemos riscar mais um recurso que a Apple não estavam disponíveis no Brasil, depois de um pouco menos de 2 anos de seu lançamento. Poucos países têm acesso ao App de TV (somente nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Noruega e Suécia) e, por isso, a notícia de que teremos ele no Brasil, é algo a comemorar.

É uma pena a Netflix não querer fazer parte da brincadeira. Eles coletam bastante os dados dos usuários para nutrir um algoritmo que, através da inteligência artificial, é capaz de oferecer ao cliente os vídeos que você provavelmente vai gostar. Na aplicação TV perderiam o acesso a esses dados, já que a Apple é muito chato na questão da privacidade, não permitindo que os desenvolvedores tenham acesso a tudo. Provavelmente por esta razão, será muito difícil ver algum dia os filmes e séries do Netflix disponíveis facilmente no botão TV do controle remoto. Pena.

A aplicação TV estará disponível para todos os usuários quando o iOS 11.3 ser lançado ao público. E isso pode acontecer nos próximos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *